Polestar 2: A beleza está nos detalhes

Com um design moderno e com rasgos de um desportivo, a coqueluche da Polestar oferece uma condução divertida sem comprometer a autonomia.

  • Este artigo integra a quarta edição do ECO magazine, que pode comprar aqui.

O mercado de carros elétricos está ao rubro em Portugal. Em 2023, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram vendidos quase 39 mil veículos ligeiros de passageiros movidos a eletricidade, cerca de 17% de todos os carros vendidos no mercado no ano passado.

A Polestar está longe de ser das marcas que mais vende no país: apenas 295 unidades em 2023. Apesar de ter sido um aumento de 132% face a 2022, representa apenas 3% das vendas da Tesla, a marca que mais elétricos vende em Portugal. No entanto, a Polestar tem no seu portefólio um dos carros elétricos mais bem conseguidos atualmente à venda no mercado nacional, destacando-se pelo seu desempenho e autonomia, mas particularmente pela qualidade dos materiais que utiliza.

Nascido da colaboração entre a Volvo e a Geely, o Polestar 2 carrega a herança escandinava de design minimalista e foco na segurança, mas com uma visão claramente voltada para o futuro da mobilidade elétrica. Isso sente-se bem na estrada ao volante da versão Long Range Dual Motor com o pack “performance” que o ECO conduziu, que carrega uma potência de 350 kW e um binário de 740 Nm que permite disparar dos 0 aos 100 quilómetros em apenas 4,2 segundos. Mas o Polestar 2 não nasceu para bater recordes de velocidade.

O Polestar 2 carrega a herança escandinava de design minimalista e foco na segurança, mas com uma visão claramente voltada para o futuro da mobilidade elétrica.

Este familiar, apesar de carregar um espírito desportivo e até aventureiro, talvez devido ao design do chassis e aos pequenos apontamentos a amarelo torrado dentro e fora do habitáculo, tem uma aceleração e sobretudo uma condução suave e controlada que permite realizar tanto viagens curtas como longas com o máximo conforto sem comprometer a performance e, sobretudo, o consumo de energia, espelhada na autonomia projetada na versão testada (a mais desportiva) até 581 quilómetros.

No interior do habitáculo, o Polestar 2 também não faz por menos. Está repleto de pormenores de encher o olho. É disso exemplo o manípulo das mudanças devidamente esculpido no formato de um hexágono e o ecrã LCD de 11,2 polegadas entre os dois bancos da frente, com todo o sistema de info-entretenimento (infotainment) fornecido pelo Google, e ainda do amplificador de 600 watts do sistema Harman Kardon Premium Sound no centro do tablier que permite colocar no volume máximo o hit do momento sem qualquer distorção do som.

É também curioso a ausência do tradicional botão “Stop & Go”, com o carro a ser ligado assim que se entra no habitáculo com a chave no bolso e se “engate” no modo “drive”.

Menos positivo do Polestar 2 é, desde logo, o preço. A versão Long Range começa nos 56.900 euros e vai até aos 66.900 euros (versão testada). É um preço elevado quando se considera as opções e os pacotes adicionais que rapidamente aumentam o preço final, mas também face ao preço praticado por alguns dos seus concorrentes diretos.

Para os potenciais futuros compradores, também não passará despercebido a Volvo ter recentemente anunciado que deixará de financiar a Polestar e vender a participação de 48% na companhia. Esta situação poderá revelar-se num desafio crescente para a marca no futuro, seja no desenvolvimento de novos modelos como na atualização dos já existentes.

Ficha técnica do Polestar 2

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