BRANDS' ECOSEGUROS O investimento em IA é mais do que uma realidade
Paulo Padilha, Chief Information Officer da seguradora PRÉVOIR, fala sobre a transformação digital no setor dos seguros e as áreas onde tem existido um maior investimento em inovação a nível mundial.
Estamos neste momento numa fase apaixonante no que ao desenvolvimento tecnológico diz respeito. Somos uma geração privilegiada por estarmos a assistir a uma revolução tecnológica nos últimos anos. Se nos cingirmos apenas ao setor de seguros, a transformação digital tem sido fabulosa, verificando-se em toda a cadeia de valor.
É inevitável falarmos da IA, ela hoje está presente desde a distribuição dos seguros, passando pela gestão dos mesmos até à regularização dos sinistros ou dos termos. Neste artigo, irei destacar algumas áreas onde tem existido um maior investimento em inovação a nível mundial.
Aconselhamento. No âmbito do aconselhamento ao cliente, existem soluções muito interessantes no mercado. Recordo-me de uma em particular apresentada há quatro anos por uma start-up que tive oportunidade de conhecer, e que consistia na recolha de um conjunto de informações, como por exemplo a idade de cada um dos cônjuges, os rendimentos, o número e idade dos filhos, se estudavam ou não, se tinham hipoteca imobiliária e o seu valor, se viviam com ascendentes etc., e no final elaboravam um plano de seguros que garantia além da hipoteca, o estudo dos filhos, até à reforma (consistente com o nível de vida existente).
Ainda nesta área, de salientar o Onboarding Digital com sistemas de IA de reconhecimento facial e de documentos. Ainda existem alguns entraves na sua aplicação, não por questões tecnológicas, mas muito devido às regras de compliance (é necessário garantir a verdadeira identidade do subscritor, que este processo seja seguro e aceite pelo regulador).

Subscrição. Neste campo já existem muitas soluções para os seguros Não Vida, nomeadamente a nível do reconhecimento do objeto seguro, que permite, por vezes, a associação a valores pelo reconhecimento, em vídeo, da marca e modelo do objeto. No ramo Vida, embora mais recentemente, também existem modelos com IA (mais comum com machine learning) que permitem uma avaliação do estado de saúde online, facilitando desta forma a subscrição online. Estes sistemas estão baseados em grandes volumes de dados históricos e, por isso, os mais populares são os que as resseguradoras disponibilizam. Não me refiro apenas à Automação de Processos Robóticos (RPA), mas a sistemas com IA que “dirigem” as perguntas da declaração de saúde e no final propõem condições de aceitação “online”, com transparência absoluta para com os clientes. Também os sistemas antifraude e de branqueamento de capitais, com IA, têm dado passos importantes.
Gestão da carteira. É neste capítulo onde se verifica o maior investimento por parte das seguradoras. Porquê? Porque é onde comprovadamente se asseguram ganhos de eficiência importantes e de redução do tempo de resposta ao cliente. Neste ponto, podemos incluir o tratamento de emails, com reconhecimento automático do conteúdo e elaboração de resposta ou execução da tarefa, e os Chatbots que permitem um atendimento automático à rede comercial ou ao cliente, libertando assim os colaboradores para tarefas e decisões de valor acrescentado. Também nesta área se tem verificado um forte investimento em sistemas antifraude, principalmente na área dos seguros de saúde.
Sinistros. Este conjunto de processos tem um grande impacto na imagem das seguradoras e é também uma das principais áreas de investimento em IA. Não estou a falar uma vez mais de RPA, mas aqui de GenAI. O investimento tem-se focado muito em sistemas antifraude, mas também em automatismos de processos que abrangem, por exemplo, a peritagem digital de um automóvel acidentado, uma quebra de vidro, ou uma app que avalia a mobilidade de um indivíduo após uma intervenção cirúrgica.
A título de conclusão, salienta-se que as seguradoras têm investido em sistemas IA em toda a cadeia de valor e que não podem deixar de acompanhar na primeira fila o que se está a desenvolver no mundo das Start-ups/InsurTechs e HealthTechs. A PRÉVOIR tem vindo a investir em IA desde 2022 e planeia acentuar esse investimento em 2025, nas áreas antifraude e atendimento, e fará questão de estar presente no fórum e associações de InsurTechs.
A IA é incontornável e está ao alcance de todos. É necessário, no entanto, ter em atenção que esta ainda está na sua infância, é necessário educá-la com valores e princípios. Estamos seguramente no início de uma revolução, não industrial (UK 1760-1870), mas digital.
O fundamental é perceber que estas tecnologias bem utilizadas, essencialmente com ética, ajudam as empresas a otimizar as suas operações, sem nunca esquecerem a sua primordial missão: fazer os colaboradores e os clientes mais satisfeitos.
Paulo Padilha, CIO- Chief Information Officer da PRÉVOIR
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O investimento em IA é mais do que uma realidade
{{ noCommentsLabel }}