Saiba quais são as 31 estradas onde o Governo quer obras
O Conselho de Ministros aprovou uma resolução onde mandata a Infraestruturas de Portugal para que avance com estudos e procedimentos para concretizar projetos rodoviários "prioritários".
Na véspera da votação da moção de confiança e em ano de eleições autárquicas, o Conselho de Ministros aprovou uma resolução onde define um vasto conjunto de obras rodoviárias que considera prioritárias. Nelas está incluída, por exemplo, o estudo do túnel entre Algés e a Trafaria, ou dotar o IP3 e o IP2 de perfil de autoestrada.
O diploma mandata a Infraestruturas de Portugal para “que proceda ao desenvolvimento das ações necessárias à concretização de um conjunto de projetos de infraestruturas rodoviárias prioritários”.
Não é referido o custo dos investimentos a realizar, nem a forma como serão financiados. Tirando as obras previstas no Plano de Recuperação e Resiliência, não há fundos europeus para a rodovia. O Governo pretende, no entanto, que seja avaliada “a materialização dos principais eixos rodoviários em modelo de PPP”.
Veja em baixo a lista das 30 obras consideradas prioritárias pelo Governo:
Uma parte dos projetos diz respeito às obras abrangidas no PRR, prevendo-se a reprogramação e garantia das condições de financiamento:
- IC35 entre Rans e Entre-os Rios;
- Variante à EN222 de ligação da A32 a Castelo de Paiva,
- Variante à EN321-2 na zona de Baião e Lodão e
- Variante à EN103 prevista no troço entre Vinhais e Bragança;
Aumento de capacidade das vias:
- Aumento da capacidade do IP8 (A26), dando continuidade aos investimentos em curso no corredor Sines a Beja, tendente a uma ligação em via dupla até Beja;
- Para melhoria das condições de segurança e circulação é prevista a concretização em perfil de autoestrada de todo o troço do IP3 entre Souselas e Viseu, que inclui a duplicação do troço entre Santa Comba Dão e Viseu cuja obra está já prevista ser iniciada no decorrer do presente mês.
Adaptação, requalificação e alargamento de vias existentes:
- Ponte sobre o Rio Maçãs na EN/ER218;
- A ligação da EN101 com a EN14, designado por Nó de Infias;
- O acesso ao terminal ferroviário de Alfarelos a partir da EN341;
- EN222 entre Bateiras e São João Pesqueira;
- IC2 entre Pombal e Rendinha;
- EN307 Terras de Bouro;
- EN233 entre Guarda e Sabugal;
- Ligar o IC35 à EN106 em Rans;
- IC8 entre Pombal e Vila Velha de Ródão;
- Requalificação do troço da EN224-1;
- Ligação da Via Lordelo -Codal ao nó da A32.
Concretização de várias variantes:
- Variante da EN210;
- Concretização do segundo troço da Via do Tâmega entre Corgo e Arco do Baúlhe (A7);
- Finalização da ligação da Variante à EN326 entre Santa Maria da Feira a Arouca;
- Intervenção na EN201 e Variante à EN101 em Vila Verde;
Novas vias consideradas prioritárias:
- Ligação transfronteiriça IC31 entre Castelo Branco e Monfortinho;
- O IC35 que liga Sever do Vouga à A25; o IC6 entre Tábua e Folhodosa;
- Conclusão do corredor da A13/IC3 que incluí os troços entre Vila Nova da Barquinha (A23) e Almeirim e entre Coimbra e o IP3;
- A ligação do IP2 em Trancoso à A24 na zona de Lamego, com a execução do IC26;
- O IC9 entre Abrantes e Ponte Sor;
- O troço do IC11 em Lourinhã;
- IC13 ligando Montijo, Coruche, Mora, Ponte Sor e Alter do Chão;
- IP2 em perfil de autoestrada entre Portalegre e Estremoz;
- Estudo da ligação Algés/Trafaria.
- Eixo Rodoviário Aveiro – Águeda também prioritário por integrar PRR, e que passará a designar-se como EN 235 após a sua construção;
Caso o país avance para eleições, resta saber se um próximo executivo vai ou não manter estas prioridades, sobretudo se for de outra cor política.
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