Negócios +M

“O futuro da Seat é Cupra”. Conceito da marca espanhola vai mudar no futuro

Rafael Ascensão,

O grupo Volkswagen considera existir uma "oportunidade" para que a Seat comece a disponibilizar "novas formas de mobilidade procuradas pelos jovens", como a partilha de viagens e "micro-mobilidade".

O futuro da Seat é Cupra“, disse Thomas Schäfer, CEO da Seat no Salão Automóvel de Munique, a maior feira do setor automóvel na Europa. A marca de carros de origem espanhola parece caminhar para o fim dentro do seu conceito tradicional, embora não vá deixar de existir, garantiu o grupo Volkswagen, detentor da marca.

Schäfer também terá dito que o investimento será realocado à Cupra, marca autonomizada da Seat em 2018: “Nós não podemos investir em ambos. A Cupra faz muito mais sentido“, cita a Top Gear. Segundo o CEO, o volume de produção automóvel da Seat vai mesmo ser reduzido em favor da marca mais recente.

Os modelos automóveis existentes da marca Seat deverão continuar a ser produzidos durante os seus “ciclos de vida atuais”, sendo que vários estão planeados para durar grande parte da presente época, disse também Schäfer , segundo a Autocar. No entanto, em última instância, a marca deverá realmente desempenhar um novo papel no futuro, disse o CEO da marca espanhola.

Apesar de tudo, a Seat não será extinta, garantiu em comunicado o Grupo Volkswagen, adiantado “estar a desenvolver o futuro da Seat” para o momento da eletrificação, naquela que foi uma resposta a algumas notícias avançadas na imprensa internacional que davam conta da extinção total da marca espanhola.

Segundo o grupo, a Seat “está mais forte do que nunca”, com as vendas a crescerem 18% para os 199 mil carros em 2023, sendo que o objetivo passa também por atualizar os modelos Seat Ibiza, Arona e León para continuar a disponibilizar automóveis híbridos recarregáveis e de baixo consumo até ao fim da era de combustão.

No entanto, o grupo Volkswagen considera que existe uma “oportunidade” para que a Seat comece a disponibilizar “novas formas de mobilidade procuradas pelos jovens“, que passam pela partilha de viagens e “micromobilidade”, exemplificando com a Seat Mó, um modelo de scooter 100% elétrico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.