
O X da questão
José Bourbon-Ribeiro,
A IA, a preocupação dos consumidores com o bem-estar e a sua fadiga perante os algoritmos são alguns dos desafios na publicidade digital a que as marcas devem procurar responder este ano.


Com a iniciativa, que conta também com uma parceria com António Raminhos, a Sagres quer reforçar a sua ligação ao futebol e consolidar o seu compromisso com a criação de experiências diferenciadas.


A multa resulta de um atraso de cinco meses do Telegram em explicar que esforços estava a desenvolver contra a publicação de material ligado a abuso infantil e violência extremista.


Entre as 16 propostas apresentadas estão o reforço da formação inicial e contínua de professores e educadores em literacia mediática, referindo sendo fundamental envolver os jornalistas no plano.
Diretor de marketing do Grupo Montalva, Marco Andrade entende que as suas marcas "convivem bem". Gosta de surf, viagens e desporto e, se não fosse o marketing, seria treinador.

Marcas. O que Portugal pode aprender com a Alemanha?
Rosália Amorim,
Hugo Veiga, o publicitário português mais premiado de sempre, regressou ao país para conectar talentos e marcas locais com a rede global AKQA, que lidera criativamente. Em entrevista, explica como.

Hoje é o dia. Bora fazer acontecer?
Miguel Reis,
Segundo maior anunciante em janeiro foi novamente o Modelo Continente com a Procter & Gamble a segurar a terceira posição. Nas agências de meios a liderança é da Dentsu Media e nas criativas da Fuel.


O conceito criativo é assinado pela Tux&Gill, com produção da Trix e direção de Daniel Gordon, e a agência de meios é a Media Duyes. A campanha, junta as "Marias" às atuais atletas.


Com a campanha, a Inspiring Girls vai vender t-shirts exclusivas tanto para mulheres como homens. O montante das vendas será utilizado, em exclusivo, no financiamento de atividades da organização.


A iniciativa é dinamizada pelos humoristas do podcast "Cubinho" e vai colocar a inteligência humana a "batalhar" com a inteligência artificial.
Trump tem adotado medidas com impactos significativos para os media. Mas a má relação do Presidente norte-americano com o setor não é nova. Recorde algumas das posições do mandato anterior.

Vamos evitar a próxima crise de marca?
Ana Pedro,


Tendo como mote "o nosso CEO começou como estagiário", a campanha tem como um dos seus objetivos "consolidar a marca empregadora da Auchan, tanto interna como externamente".


De entrada livre, o Festival da Comida Continente junta nomes da música portuguesa e internacional às "mais recentes tendências da gastronomia".


Foco na autenticidade, com recurso a mais criadores de conteúdo, a integração dos valores dos utilizadores ou o uso de novas ferramentas criativas baseadas em IA, são alguns conselhos do TikTok.


Os Effie Awards, que reconhecem as pessoas, marcas e agências com o marketing "mais eficaz do mundo", entram na ronda final entre 4 e 6 de março, com a votação dos casos que chegaram a shortlist.

No escurinho do cinema
Joana Garoupa,
O conceito e identidade visual da campanha foram desenvolvidos pela Tangity, agência que faz parte da consultora NTT Data e que é também naming sponsor da competição. A Trix assina o filme.

A (outra) lição de Amorim
Duarte Vilaça,
Na Helexia há cinco anos, João Guerra tem como missão mostrar às empresas como a marca as pode ajudar a descarbonizar. É lisboeta mas optou por viver na Chamusca. Adora ciclismo e fazer mergulho.


O regresso aos lucros, com um EBITDA positivo após dez anos, acontece após uma “dolorosa e difícil reestruturação” de três anos, diz Pedro Vargas David, presidente do canal.


"Esta auditoria independente irá reforçar a confiança dos anunciantes e parceiros na Dazn como um destino premium para publicidade no segmento desportivo", aponta Sara Pastor, SVP ibérica.


Perda de controlo editorial e produção de conteúdos de forma enviesada são os principais riscos apontados pelo Obercom, que vê na IA uma oportunidade de processar e análise um grande volume de dados.


Combinando novos profissionais com outras vozes já conhecidas da estação, a Cidade FM apresenta uma nova programação "num momento de renovação e crescimento da marca".
Ramos Pinheiro faz o convite: a criação de agregador nacional de podcast. A colaboração não elimina a concorrência, com o responsável a colocar a Renascença na luta pela liderança das audiências.


A Chicco e a Repsol juntam-se a outras marcas como a Amigo (Vodafone), Cofidis, Telepizza, Ok! Seguros, Carlsberg, Cristal, Barceló e ICA que integram o portfólio de clientes da Judas.


A ação surgiu no âmbito da recente renovação da parceria entre a marca automóvel e o FC Barcelona até 2029, em que foi alargado o patrocínio a todas as equipas desportivas profissionais do clube.


Bárbara Veríssimo fica responsável por gerir a comunicação interna, o employer branding, as relações-públicas, os eventos globais e os conteúdos editoriais de toda a empresa, presente em 10 países.
Humor, passatempos ou sugestões de presentes são alguns dos trunfos usados pelas marcas nas redes sociais a propósito do Dia dos Namorados.

Somos todos invejosos
Marcelo Lourenço,


Para Pedro Duarte, ministro com a tutela da comunicação social, o Código é um "pilar fundamental" do Plano de Ação para a Comunicação Social e tem de ser aceite por uma "ampla maioria".


Um estudo feito nos EUA sugere que jornais e podcasts não competem por atenção mas antes se complementam, o que apresenta uma "grande oportunidade" para a exploração de "estratégias multiplataforma".


A Wise Pirates avança quais as tendências que vão moldar a performance das empresas nos mercados digitais este ano, desde o social commerce até à IA, personalização ou autenticidade.


Em termos de audiência os cinemas contaram em janeiro com 1.072.436 espectadores. A última vez que se ultrapassou a fasquia de um milhão de espectadores em sala no mês de janeiro foi em 2020.


João Paixão antecipa para este ano a integração de mais uma equipa, skill ou empresa na LPM. Com uma faturação de 11,3 milhões, o objetivo é terminar 2025 em linha.


A expansão internacional é "um dos pilares" da estratégia da agência para os próximos três anos, com a iMotion Events a querer reforçar a sua presença na Europa.


Millennium bcp, Galp, Fundação Calouste Gulbenkian, Amorim Luxury, Siemens, Century 21, Jaguar Land Rover, Oceanário de Lisboa, Teatro Tivoli ou Heineken são os principais clientes da agência.


A comunicação vai procurar criar um conceito umbrella de marca para comunicar o ISA com "consistência e coerência nos próximos anos" bem como incrementar o interesse e procura pela sua oferta.

Liderar a comunicar ou comunicar a liderar?
Marlene Gaspar,
Após cinco anos na sede da Nespresso, na Suíça, regressou a Portugal para liderar o marketing da marca. Mãe de três filhos, e à espera do quarto, se não fosse o marketing seria advogada.

Marcas MAGA e Marcas WOKE?!?
João Santos,
Reconduzido à frente da Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing, o dono da Uzina, António Roquette, aponta as prioridades e desafios de agências e marcas.

Tenho um pressentimento
António Fuzeta da Ponte,
O preço para anunciar no intervalo da final da NFL tem vindo a subir paulatinamente, assim como o número de telespectadores, o que leva as marcas a pagar valores milionários para captar a sua atenção.

Cenas de uma novela espúria
Vitor Cunha,


O grupo dono da RFM, Renascença e Mega Hits está focado em chegar a mais pessoas no digital, bem como em aumentar a audiência acumulada de véspera, o share de audiência e o reach, diz Ramos Pinheiro.


Nos últimos dois anos e meio CEO do Gato Preto em Portugal e Espanha, Carolina Afonso regressa à área do marketing e digital, agora na Estoril 802, gestora de hotéis de luxo.


A organização Repórteres Sem Fronteiras avisa que a decisão de Trump pode "abrir a porta" a outras fontes de financiamento que podem tentar alterar a linha editorial e a independência dos media.
Alberto Arons de Carvalho, Nuno Artur Silva e Pedro Morais Leitão comentam a proposta de contrato de concessão da RTP. O documento está em consulta pública até sexta-feira.

Uma boa estratégia de marketing por dia
Karly Ribeiro,


Assinada pela Funnyhow, a campanha conta com produção da Setenta e Oito e planeamento de meios da OMD. Marca presença em televisão, out-of-home, print, cinema e digital.


A TVI entrou em 2025 como o canal líder de audiências e a CNN Portugal como o canal mais visto de informação. Nos generalistas, a SIC recuperou o prime-time, revela a análise da Dentsu/Carat.


O programa onde José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam a atualidade internacional era transmitido às terças no Jornal da Noite, da SIC. Passa agora para domingo, para o espaço de Marques Mendes.

10 milhões de especialistas em comunicação
Elgar Rosa,
Avaliando a reputação, popularidade, notoriedade e potencial mediático, Cristiano Ronaldo é o desportista mais valioso do mundo e da história. A sua marca vale agora 850 milhões de euros.

A seleção nacional de andebol e o desafio das marcas
Tiago Baldaia,
O publicitário português mais premiado do mundo vai liderar a criatividade da rede AKQA, agência do grupo WPP, baseado em Portugal. Localmente, o grupo opera, até agora, com a VML e a Bar Ogilvy.


Com produção da Playground e planeamento de meios a cargo da Arena Media, a campanha "sublinha o valor do inconformismo e da insatisfação permanente, na busca da excelência".


A alteração ocorre no âmbito de um takeover do logótipo da marca e vai durar cerca de um mês. O objetivo é anunciar o reforço da oferta ao almoço, agora com dois pratos do dia em todas as lojas.


Idealizado pela Samy e produzido em colaboração com a Centá, o evento teve como mote "a celebração do prazer sob todas as formas através uma experiência sensorial disruptiva".
Chegada há mais de 12 anos ao grupo, Catarina Pestana é brand communication director da Visabeira. Cliente e criativa em simultâneo, encontra "nas barreiras formas para conseguir criar".

Autenticidade no marketing e na vida: tudo o que precisamos
Vera Carrondo,
O ano no Grupo Gate arranca com o lançamento de uma nova operação, a &Beyond Portugal, uma parceria com o grupo espanhol dono de três agências de meios independentes. A nova CEO, em entrevista.

Há valor no desconforto
Rui Sousa,


A informação é avançada por uma investigação SIC/Expresso, à qual o empresário angolano admitiu ser acionista do fundo que assumiu o controlo do grupo.


"Ajudar na tomada de decisões de quanto e onde uma marca deve investir em função do que tem para oferecer" é o objetivo do estudo. Conheça os 10 fenómenos analisados e as recomendações para as marcas.


A nova abordagem "vai contribuir para que a IA se torne mais eficaz e evitar que a marca se torne insípida", afirma a agência do grupo IPG Mediabrands.


A Iberian Bridge apresenta-se como uma consultora em assuntos públicos e governamentais, comunicação estratégica e assessoria política. O percurso dos três partners é o principal ativo da estrutura.

Os três porquinhos nos mercados B2B
Catarina Pestana,




Com eleições no dia 14 de fevereiro, o sucessor de Pedro Sousa será escolhido pelo novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol.


Assinada pela VML, a campanha "A Arte de Viver" explora o conceito de ‘quiet luxury’ e posiciona Vilamoura como destino residencial ao longo de todo o ano.


O objetivo da Glovo, ao confiar a sua conta à Adagietto, passa por "amplificar a comunicação das suas iniciativas estratégicas, inovações tecnológicas e impacto local".

Método Marie Kondo aplicado à comunicação
Renato Póvoas,


Com conceito criativo da Altavia Pixel e produção da Fast Forward, a campanha pretende criar um sentimento de identificação nos espectadores e contribuir para uma reflexão e tomada de decisão.


A nova marca pretende fazer a ligação entre a tradição e a modernidade. Com o sino como símbolo, a assinatura da marca territorial é agora "Braga soa a futuro".


O Santander unifica assim a criatividade e planeamento de meios num único grupo. Até agora o banco trabalhava com a VML (como agência criativa) e com a Dentsu (planeamento de meios).
A RTP abriu uma consulta pública para a contração de um estudo e proposta gráfica para a nova imagem das marcas RTP. O projeto foi ganho pela agência de Carlos Coelho.

O que esperar do marketing em 2025?
Gabriel Augusto,
Madalena Pereira é head of marketing da JLL desde dezembro. Foi para a Suíça aos dois anos e regressou no 10º ano, o que ajudou a que se adapte bem às mudanças. O violino é onde se refugia ainda hoje.

Para onde caminham os media?
Rosália Amorim,
Filipe Alves, desde setembro diretor do Diário de Notícias, traça os objetivos para o título da Global Media, um "pequeno destroyer" que "compete com um ou dois porta-aviões".

Marketing em 2025: antecipar o futuro, redefinir o presente
Carla Fonseca,


Assinada pela Coming Soon e com produção a cargo da Show Off Films, a campanha está presente em digital e em peças de out-of-home. O planeamento de meios é da OMD.


Depois de ter trabalhado como creative copywriter na Partners, BBDO e Bar Ogilvy, Miguel Valente é agora o responsável pela direção criativa da agência Winico.


Os três novos clientes, segundo o CEO, permitem diversificar o portfólio e consolidar o posicionamento da Message in a Bottle como agência de comunicação transversal a todos os setores de atividade.
A BDC assina a campanha “Eu Conto com o Turismo”, lançada pela CTP com um investimento de 200 mil euros. Susana Monteiro, partner da consultora, explica a estratégia e os objetivos.

O poder do “inside out” no marketing empresarial
Diogo Fabiana,


APImprensa e Plataforma de Media Privados antecipam os principais desafios para 2025.


Apesar do aumento registado na sua base de assinantes, a Netflix vai avançar com um aumento de preços em vários países, incluindo Portugal.


O parecer aponta no sentido de manter a atividade da empresa, até que possa ser votado o plano um insolvência. Até lá, a gestão volta para Luís Delgado, que injeta dinheiro para ordenados e impostos.

Não imaginam o que se aprende numa aula de Power Bik
Nuno Antunes,


O Presidente da República destrona assim Luís Montenegro, que ocupava a primeira posição do ranking desde o mês de julho. André Ventura e Pedro Nuno Santos seguem no terceiro e quarto lugar.


Com chancela do Expresso, apoio da Porto Editora e patrocinado pela Volkswagen, o podcast terá 24 episódios e uma periodicidade semanal. O primeiro episódio fica disponível esta quinta-feira, dia 23.


Com mais de 10 anos de experiência em estratégia de marca, projetos de inovação e campanhas globais, Mafalda Sttau Monteiro regressa a Portugal para "fortalecer a relação da marca com os portugueses".


Óscar Vilda chega à Dazn para substituir Bosco Aranguren, que era CEO da plataforma em Espanha, acumulando também Portugal. Jorge Pavão de Sousa mantém-se como managing director.
'O Mistério das Finanças', um podcast do ECO com os jornalistas António Costa e Pedro Santos Guerreiro, vai passar para a nova grelha da CNN Portugal ao fim de semana,

Trump: um discurso cheio de palavras, vazio no conteúdo
Rodrigo Almeida Fernandes,
À insígnia da Sonae juntam-se a Unilever-Fima e Ediclube no pódio. Nas agências de meios a Arena, Dentsu e OMD ocupam as primeiras posições. A liderança nas criativas é agora da VML.

Transpiração, comunicação e inspiração
Pedro Pimentel,
Diretora de marketing do Credibom desde dezembro, Joana Cardoso quer acrescentar novas formas de ver o mercado. Adora praia e ginástica acrobática, a qual tem sido um fio condutor na sua vida.

As eleições de proximidade
Carlos Furtado,
Filipe Teotónio Pereira e Ricardo Pereira, da Nova Expressão e comOn, têm agora um acionista comum. O impacto do negócio nas agências, mas sobretudo as oportunidades e desafios do mercado, em análise.


Tendo terminado 2024 como líder entre os canais de informação, a CNN quer manter-se como o canal preferido dos portugueses. A aposta é na diversificação da oferta e abordagem.


"A Sábado é uma marca fortíssima e prestigiada, que vai encontrar o seu espaço multiplataforma. Esse é o desafio e o grande objetivo dos próximos tempos", diz Carlos Rodrigues.


A expansão foi possível através de uma parceria com a Brandstore, que permitiu à MOP aumentar o seu portfólio de grande formato digital para um total de 126 posições.


A insígnia da MC era trabalhada pela LPM Comunicação desde o início do ano de 2020. Passa agora para a agência fundada por António Cunha Vaz.
Rui Freire, managing director da Initiative, antecipa em discurso direto os desafios de agências de meios, meios e anunciantes para 2025.

De scroll em scroll vamos moldando o futuro
Joana Garoupa,


Os trabalhadores vão receber esta quarta-feira 25% do ordenado de dezembro. Administrador de insolvência pediu que o plano de Delgado fosse analisado no dia 29, o que foi indeferido.


Para comemorar a expansão desta parceria, o banco português surgiu na semana passada no ledhall da Nasdaq em plena Time Square, em Nova Iorque.


Apesar das dificuldades que se levantam para o presente ano, muitas empresas de media tradicionais "permanecem otimistas", com 41% dos editores e CEO "confiantes sobre as perspetivas do jornalismo".


O AMC Selekt estará disponível sem custos adicionais para todos os clientes de televisão da operadora.


Madalena Pereira era residential marketing manager da JLL. Assume agora a definição de "toda a estratégia da consultora imobiliária em termos de marketing, comunicação e digital no mercado nacional".


Após três meses como head of new business, Salema Garção é promovido a chief of new business da Verlingue. CEO reconhece a sua "visão diferenciada e uma abordagem dinâmica à área de novo negócio".


Joana Cardoso, que chega ao Credibom num momento de reposicionamento da marca, diz que pretende "fortalecer a relação de proximidade e confiança" com os seus clientes e parceiros.
Frederico Correia, managing director da Wavemaker, antecipa em discurso direto os desafios de agências de meios, meios e anunciantes para 2025.

Vamos lá falar verdade…
João Santos,


Com criatividade da Nossa e planeamento de meios da Wavemaker, a campanha foi gravada em Portugal e estará presente em televisão, rádio, social media, digital, mupis e lojas.


Assinada pela Blank Design, a campanha está presente em redes sociais e pontos de venda. A mascote da Bimbo é a protagonista, procurando "reforçar o vínculo emocional entre a marca e as famílias".


Com dimensão internacional, o projeto conta com versões em português, espanhol, inglês e francês, de forma a chegar a vários dos mais de 100 mercados de exportação da região.
Bernardo Rodo, managing director da OMD, antecipa os desafios de agências de meios, meios e anunciantes para 2025.


Pedro Loureiro, até agora CEO e founding partner da agência de meios, assume a função de chairman do Grupo Gate.


"Conseguir que os CMO se tornem cada vez mais centrais numa organização, dominando as competências de comunicação mas também digitais", é o principal objetivo.


A colaboração marca um novo capítulo na abordagem de marketing da companhia europeia, avança a agência liderada por Edson Athayde.


Em 2021, a agência BBDO venceu o pitch de rebranding e em 2022, já com a Hearts&Science, ganhou o concurso de media e comunicação integrada em vigor até ao final de 2024.
Após um início de percurso "enviesado", Ricardo Cardoso, diretor de marketing do Standvirtual, percebeu que o futuro passava pelo marketing. Prestes a ser pai, adora viagens e convívios com os amigos.

Trusted advisors: uma ambição para 2025
Francisca Seabra,
A campanha pretende responder às críticas que são feitas ao setor do turismo, mostrando o seu impacto na vida de portugueses de vários setores. É assinada pela BDC e decorre até 13 de março.

As laranjas do Algarve já foram da Índia
Vitor Cunha,
Novo contrato de concessão autoriza a RTP a lançar e encerrar canais. Com foco no digital, as obrigações surgem por tipologia de programas. Publicidade mantém-se na RTP1, mas deve acabar a prazo.

É hoje!
António Fuzeta da Ponte,
As apostas do canal "também têm de ter uma preocupação com as receitas publicitárias que está subjacente a essas apostas. Se a liderança vier depois, é bem-vinda", disse Daniel Oliveira.


O autor da ideia/conceito vencedor receberá um prémio no valor de 5.000 euros e será convidado a apresentar uma proposta de prestação de serviços, com o valor máximo total de 75.000 euros.


Desenvolvido com a agência Caetsu, o filme da Fidelidade foi distinguido como um dos trabalhos publicitários que representam, de forma inovadora e envolvente, as pessoas com mais de 60 anos.


Com criatividade desenvolvida pela Uzina, a campanha visa "atrair profissionais que valorizem um ambiente de trabalho feliz, inspirador e repleto de possibilidades de crescimento".


Segundo Mark Zuckerberg, "os verificadores [de factos] têm sido demasiado orientados politicamente e têm contribuído mais para reduzir a confiança do que para a melhorar", especialmente nos EUA.
Filipe Neves, managing director da Arena Media, antecipa os desafios de agências de meios, meios e anunciantes para 2025.

A etapa da IA…
Fernando Parreira,


O concurso envolve criatividade, planeamento de meios e comunicação. É uma coisa à séria, para sensibilizar os portugueses. Um concurso como nunca foi feito em Portugal", diz José Pimenta Machado.


O processo de compra das participações da Lusa que faltam ao Estado "deve estar concluído no final deste mês ou início do próximo", adiantou o presidente do conselho de administração da Lusa.


A estação da Media Capital foi a mais vista das 14h em diante. A CNN lidera na informação e a CMTV fecha o ano com uma liderança confortável no cabo.
O fundador do Jornal Económico deve assumir funções no início de janeiro, substituindo Vítor Coutinho, nomeado em fevereiro do ano passado. A informação foi confirmada ao +M pelo novo responsável.

Mon(s)tras e Companhia
Tiago Baldaia,
Entre as tendências que vão marcar 2025, o secretário-geral da APAN aponta o foco em IA e hiperpersonalização, bem como a ascensão das experiências de voz e interatividade.

Um marketeer tem de ser um geoestratega, em 2025?
Rosália Amorim,
Depois de um período sabático, em que esteve na Costa Rica quatro meses, Gonçalo Oliveira tornou-se diretor de brand, communications & marketing da Deloitte. Adora fazer novos desportos e teatro.


Comunicar marcas de uma forma impactante numa onda crescente de informação, atrair e reter talento ou enfrentar a regulação excessiva são alguns desafios para o setor em 2025 elencados pela APAP.


A APPM preconiza o áudio e marketing de voz a ganhar cada vez mais preponderância nos planos e budgets das marcas e a IA a ter um “papel determinante” enquanto motor da hiperpersonalização.


Segundo o administrador de insolvência, foi possível o pagamento de parte do subsídio de Natal aos trabalhadores, mas não o salário de dezembro, o que poderá acontecer nos próximos dias.


Os trabalhadores pediram à comissão de trabalhadores "para que se desse prioridade para a análise de propostas de venda de revistas e que essa venda inclua os trabalhadores".
As duas agências, que no total integram cerca de 70 colaboradores, vão manter as operações em separado. Ricardo Pereira mantém-se como CEO da comOn.


O objetivo é cortar 250 trabalhadores dos quadros até ao final do ano. Primeira fase do plano arranca no primeiro trimestre com trabalhadores em situação de pré-reforma.


A entrada no mercado angolano por parte da SayU Consulting surge com o objetivo de "elevar os padrões do negócio de gestão de marca e explorar o potencial das public relations".


As guerras em Gaza e no Líbano foram responsáveis por 58% dos jornalistas mortos em 2024, tendo sido assassinados 64 profissionais da comunicação social palestinianos, seis libaneses e um sírio.
Domingas Carvalhosa, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Comunicação (APECOM), espera que 2025 seja um “ano histórico” para o setor, com a regulamentação do lóbi a “ver a luz do dia".


O objetivo é cortar 250 trabalhadores dos quadros até ao final do ano. Primeira fase do plano arranca no primeiro trimestre com trabalhadores em situação de pré-reforma.


O objetivo da marca com este novo formato passa por ampliar a sua presença no universo do entretenimento digital em Portugal e por "envolver ainda mais o público".


A proposta de extinção surge "por forma a evitar entrar em caminhos de acumulação de dívidas, como se verificou no passado", explica a direção que diz não ter verbas para pagar ordenados.
A liderar o marketing do Grupo Boticário Portugal há quase dois anos e meio, Maria João Santos encontrou no amor a "fórmula secreta". Gosta de cozinhar comida portuguesa e italiana e adora a Ásia.


O evento será transmitido integralmente pelo canal V+TVI, mas a emissão "tradicional será intercalada com três novas perspetivas que serão emitidas em tempo real, através de 5G+".


André Ventura e Marcelo Rebelo de Sousa foram as outras personalidades que mais apareceram na televisão em novembro. Pedro Nuno Santos caiu para o quarto lugar, depois de ter sido segundo em outubro.


Das 908 mensagens publicitárias analisadas foi apurada uma taxa de conformidade de 85% no universo dos operadores económicos e de 99% no que toca às mensagens publicitárias.
A afirmação da IA com uma abordagem mais humana, o crescimento do social commerce mas também o recuo do investimento, são algumas das tendências apontadas pela agência para o marketing no próximo ano.


O objetivo da campanha passa por conseguir angariar 30 mil euros para que seja possível avançar com a renovação dos seus e respetivo material técnico da Rádio Universidade de Coimbra.


O líder do grupo dono da TVI celebra numa mensagem de Natal o primeiro lugar conquistado pela estação, referindo ainda que a CNN é agora "insubstituível a informar e a formar opinião".


A antiga Eleven Sports foi às compras na Austrália para investir na área da TV desportiva e de entretenimento com a Foxtel. O negócio avalia este grupo em 2 mil milhões de euros.


Tal como aconteceu com o Rato Mickey no ano passado e com o Ursinho Pooh em 2022, apenas as versões mais antigas podem ser reutilizadas com a entrada das personagens em domínio público.
Com o Natal a ser um ponto alto na comunicação para as marcas, são inúmeras as campanhas lançadas a nível internacional. O +M compilou alguns dos spots lançados.

Natal: palco global das grandes marcas e de uma equipa
Daniela Agra,
Pureza Morais Cabral, diretora de marketing da Real Food, tem apostado na app e em influenciadores para comunicar a h3 e a Tomatino. Adora a natureza e em junho subiu ao pico do monte Kilimanjaro.


Tornar a Mercedes-Benz Certified "bem conhecida na região Ibéria" e fazer da marca uma 'porta de entrada' para a Mercedes-Benz é o objetivo de Jorge Aguiar, agora diretor ibérico de re-marketing.


André Correia Pais dirá ao tribunal que a empresa deve avançar para liquidação se não conseguir pagar os ordenados em dezembro. Aguarda interlocutores do lado dos credores e plano de Delgado.


Objetivo da Desafio Global passou por "criar uma viagem de excelência em customer experience, cuidadosamente planeada para proporcionar uma experiência única aos convidados".


No concurso podem participar mulheres entre os 18 e 30 anos, residentes em Portugal, com perfis no TikTok focados em conteúdos de beleza e que tenham, pelo menos, entre dois mil e 20 mil seguidores.

Rios de chocolate
Edson Athayde,
Seja através da recuperação de músicas natalícias, com a partilha de histórias emocionantes ou com apelos à solidariedade, são várias as estratégias das marcas para comunicar nesta época festiva.


Responsáveis da rede social vieram a Portugal explicar que pretendem fazer mais parcerias como a do 'Polígrafo', dois dias após Bruxelas abrir uma investigação relacionada com as eleições romenas.


A Direção-Geral do Consumidor diz estar atenta "à elevada taxa de incumprimento registada", garantindo que "manterá a monitorização e fiscalização da publicidade a brinquedos" em 2025.


"Os advogados da TVI e da SIC ainda estão a apreciar os contornos legais desta sentença, da qual as televisões têm o direito a pedir recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa", reagiu a TVI.


O DN vai deixar a ter edição em papel ao fim de semana. "Foi uma decisão natural e que vai ao encontro dos novos hábitos de consumo de informação que não podemos ignorar", justifica o diretor.

Diz-me mais, fala men…
António Fuzeta da Ponte,
No acumulado dos primeiros 11 meses do ano, o Continente mantém a posição de maior anunciante em Portugal. Arena e VML também permanecem líderes entre as agências de meios e criativas, respetivamente.


A Bauer Media fecha o ano com uma (Audiência Acumulada de Véspera) de 29,9% e o Grupo Renascença Multimédia de 24,6%. TSF reforça em todos os indicadores e aumenta distância para Rádio Observador.


Depois de lançar o livro em 2021, Francisco Pinto Balsemão confiou a clonagem da sua voz à agência de inovação Instinct para contar a história da sua vida na primeira pessoa, recorrendo à IA.


Inês Sardo Condeço (Fnac), Filipe Rebelo (Wome Box) e a fotógrafa Isabel Saldanha estão a lançar um jogo que pretende fomentar a conversa e convidar à reflexão.


Com um percurso de mais de 20 anos na área da publicidade, Pedro Ribeiro foi diretor criativo da Tux&Gill, da Publicis e da ComOn.
O crescimento do social commerce e das shoppable live streams, a aposta em micro e nano influenciadores e em parcerias de longo prazo são algumas das tendências apontadas.

A palavra do Ano
João Santos,
Delgado vai apresentar um plano de reestruturação, mas pode ser só "para memória futura". O dono da Visão repetiu não ter "comprado o que pensava" e acusa o Estado de ter provocado a insolvência.

Copy Nothing and make Real Magic?
José Godinho Marques,
Com a experiência de Tiago Simões "em comunicação para mass market e inovação", o objetivo é reforçar a posição da marca de apostas desportivas e casino online.

Marketing como ferramenta de RH
Luis Lobato Almeida,
Os responsáveis concordaram que existe necessidade de alguma concentração no setor e de remunerar melhor os profissionais. Saber valorizar os serviços prestados foi outra das ideias sublinhadas.


O ministro da Economia defendeu ainda que, perante um mundo de conflitos, marcado por uma grande dose de ruído, desconfiança e novas fronteiras tecnológicas, "a comunicação nunca foi tão importante".


São 126 empresas, apresentam um volume de negócios de 132,3 milhões de euros e 70% dos profissionais são mulheres. A APECOM e a Informa D&B apresentaram esta segunda-feira os números da comunicação.


Em 2024 as receitas publicitárias dos meios de comunicação tradicionais "alcançaram o melhor desempenho em 14 anos e cresceram cerca de 4%, para 274 mil milhões de dólares", avança o relatório.
Ligada ao mundo automóvel há 20 anos, Cristina Rola, diretora de marketing da Seat e Cupra, de início "não era de todo uma car girl". Teve de aprender muito, mas os automóveis são agora a sua praia.

Não há almoços grátis. Ou será que há?
João Guerra,
O responsável de marketing da Fidelidade vai acumular lugar na administração da Via Directa, a companhia que o fez entrar profissionalmente nos seguros.

O inquérito que nos faz falta 🤬
Vitor Cunha,
Eficiência, prazer e ultrapassar as expectativas. São estas as ideias-chave quando se fala de satisfação do consumidor. As conclusões são do X Index, da Havas/Fullsix, estudo antecipado ao +M.

2024: o ano em que a publicidade não morreu
Marcelo Lourenço,


O acordo foi alcançado após "negociações construtivas" e "põe termo ao litígio existente entre as partes", referem as três partes em comunicado. O valor não foi divulgado.


Sendo o setor segurador "ainda relativamente tradicional na comunicação", a Allianz "tem intenção de ser mais audaz na forma de comunicar e se relacionar”, avança Duarte Durão.


Bernardo Ferrão terá como adjuntos José Gomes Ferreira e Marta Brito dos Reis e como subdiretores Martim Silva e Patrícia Moreira. Pedro Candeias sobe a subdiretor do Expresso.
Com uma presença global forte, nomeadamente na Austrália e EUA, a marca Skyn chega agora a Portugal. Patrícia Nunes Coelho explica a estratégia.

Ciberataques: como gerir a imagem e reputação de uma marca?
Vera Carrondo,
Está escolhida a nova diretora de marca e comunicação da Worten, função em aberto desde o verão e que agora também agrega a área de CX. Ao +M, Andreia Vaz traça os objetivos para as novas funções.


A até agora CEO e fundadora da Wisdom, Maria Domingas Carvalhosa, ficará com uma participação de 69% na agência e José Bourbon-Ribeiro entra com uma participação de 30%. A liderança será dividida.


"Haverá uma total separação e independência de cada uma das agências do grupo, como até agora tem acontecido", garante Luís Mergulhão, CEO do braço de media do grupo Omnicom em Portugal.


Entre os consumidores europeus que planeiam cancelar as suas subscrições, a principal justificação passa pela falta de conteúdo apelativo.

Espaços cool vs. ambientes tóxicos: uma reflexão necessária
Lúcia Cavaleiro,
Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de marketing e comunicação da SPV, quer criar motivação para a mudança de comportamentos. Benfiquista ferrenho, faz viagens com os amigos em função dos restaurantes.


"Misturando humor com a magia do Natal", a websérie vai contar com seis episódios e influenciadores digitais como Jessica Athayde ou Guilherme Geirinhas.


A campanha dá voz a três testemunhos com histórias diferentes sobre a partilha de tempo para cuidar dos animais. A criatividade é da Innovagency, enquanto o planeamento de meios é da Open Mind.


"Não tem sido fácil atrair e reter talento para o setor, pelo que a ANAC considera que é o momento de congregar esforços", justifica Ana Vieira da Mata, presidente da ANAC.


A campanha de Natal da Auchan parte de momentos de celebração à mesa para mostrar a "outra metade da história", partilhando o "carinho" que os colaboradores da Auchan colocam nos produtos.

Tendência para ser do contra
Nuno Antunes,


Foco no digital, reforço e adequação das competências e uma crescente colaboração interdisciplinar, fazem parte do processo de reestruturação do Público. A edição em papel é para manter.


Dreammedia diz que iniciou, há um ano, um processo junto da E-Redes para proceder ao aumento da capacidade disponível e que o processo está em curso.


De acordo com a análise, as 173 marcas que mediram previamente o tráfego dos seus sites registaram, em média, um aumento de 12% no tráfego durante o mês em que anunciaram na televisão.


O aviso obriga a serem comunicadas ao Banco de Portugal todas as publicidades, independentemente dos meios usados para a sua difusão.

A caixa negra da publicidade
Mário São Vicente,
"Caminhos existem, não é necessariamente o caminho da liquidação", explica ao +M André Fernando de Sá Correia Pais, nomeado esta quarta-feira administrador de insolvência da TiN.


Em parceria com a Bar Ogilvy, a associação CAIS apela a que as empresas reservem um lugar a mais nos seus convívios de Natal, "pagando" esse lugar extra através de um donativo.


A campanha da Solverde.pt ganha também vida em palco, com a canção original a ser interpretada pelo Bjazz Choir em dois concertos em Braga e Aveiro.


"Não deixes tudo para a última, deixa tudo para a Worten" é o claim da campanha de Natal deste ano. Sofia Anjos, brand area coordinator da Worten Portugal, explica o racional.

Saber governar o marketing ou… 1 bilião de dólares
André Zeferino,


Segundo Pedro Duarte, o plano de ação para os media "tem de estar acima daquilo que é a lógica partidária, ideológica, programática", já que os media são "um guarda-chuva que nos protege a todos".


O presidente do Sindicato dos Jornalistas reforçou a ideia depois de Aguiar-Branco ter criticado excessos de regulação no setor da comunicação social e defendido o caso de Maria João Avillez.


O presidente da Assembleia da República defendeu ainda que "é pouco provável que do parlamento saiam soluções definitivas para o futuro da imprensa".
O CEO da Media Capital aponta baterias às operadoras de telecomunicações e também à Microsoft, dona da Open AI.

Mãe, sou uma micro influenciadora!
Joana Garoupa,
A TVI reforçou a liderança em novembro estando agora a 1,7 pontos da SIC. De acordo com a análise da Dentsu Media, a CNN continua o canal de informação mais visto e a Now ultrapassa a RTP3.


Neste Natal a Meo convida a celebrar a diversidade, mostrando que em cada tradição, cor ou cultura, há espaço para todos. A criatividade é da Dentsu.


Criada e produzida em Portugal, a campanha é lançada também na Alemanha e Países Baixos. A assinatura é da VML, a produção da Krypton Films e o planeamento de meios da Dentsu.


"Não fomos à procura de temas fraturantes mas antes da transmissão de energia positiva", explica António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos. A criatividade é da agência Havas.


O primeiro dia do NEXXT Leiria ficou marcado pela presença de vários empreendedores e caras conhecidas do grande público, que explicaram como a criatividade e a inovação podem disruptivas no mercado.

Da inteligência à criatividade
António Fuzeta da Ponte,
Lia Oliveira, diretora de marketing da Nobre, trabalha em conjunto com a marca para "desdramatizar" as refeições dos portugueses.


Chief growth officer do Adclick Group desde janeiro deste ano, Bruno Salomão é agora o novo CEO do grupo. Substitui Nuno Soares, que desempenhava o cargo desde 2020.


Em shortlist estavam também eventos das agências Multilem Worldwide, GR8 Events e UPPartner 27Names. A Desafio Global tinha ainda outro trabalho em shortlist, também para a Deloitte.


O plano de PER foi formalmente encerrado esta sexta-feira. Cabe agora ao tribunal decidir se aceita insolvência com reestruturação. Para dia 4 está marcada uma concentração de trabalhadores.
O impacto da IA, os concursos, o custo da invisibilidade ou o desafio de sair da mesmice são alguns dos temas abordados em entrevista a Susana Albuquerque, presidente do CCP.

Para serviço, volte atrás
Susana de Carvalho,


Ricardo Costa passa a administrador com o pelouro editorial do grupo. Sob sua alçada terá a informação e entretenimento. Bernardo Ferrão será diretor de informação da SIC e diretor da SIC Notícias.


Com a saída de Judite Mota, Sara Soares assume a liderança da criatividade da agência. Até agora international creative director na VML, passa assim a diretora criativa executiva da VML Portugal.


António Roquette foi reeleito enquanto presidente da direção para o triénio 2024/2027. A única alteração na direção passa pela substituição de Duarte Durão (Nossa) por João Ribeiro (SaTG).


Desde o último ano responsável pela área de media operations no GroupM, Susana Silva assume a liderança da EssenceMediacom. Galp, Ikea, Auchan, Danone e CTT alguns dos principais clientes da agência.
Numa época de vendas com cada vez mais procura e onde as marcas prometem grandes oportunidades de poupança e ofertas imperdíveis, em que apostam as insígnias para se destacar?

Data-driven marketing: Transformar dados brutos em insights
Gabriel Augusto,


Para Trinca Bolotas, a bolota vai além do nome da marca – é uma inspiração profunda, que reflete o equilíbrio entre a natureza e a tradição alentejana.


A marca alemã será parceira técnica das seleções nacionais a partir de 1 de janeiro, em substituição da Nike. A parceria foi oficializada entre a Puma e a FPF através de um "acordo de longa duração".


O serviço pode ser subscrito por todos os operadores de podcasting a operar no mercado nacional. Bauer Media, a Impresa, o Observador e a Renascença Multimédia integram o estudo.


A agência de design britânica Holman Group foi a responsável pelo conceito criativo e pelo projeto de identidade da marca Fábricas, bem como pelo rebranding das marcas Fábrica L e Fábrica XL.

Com a verdade me enganas
Pedro Pimentel,
A ideia foi defendida por Carlos Coelho, especialista em marcas, no debate "Marketing Territorial e como Promover com Sucesso uma Autarquia", com os autarcas Hugo Luís (Mafra) e João Leite (Santarém).

Rebranding: Evolução ou Revolução?
João Santos,
Será o quarto mandato encabeçado pela lista liderada por Susana Albuquerque. Judite Mota regressa, como vogal, à direção do Clube da Criatividade de Portugal.


Bürocratik, Coming Soon, Studio Eduardo Aires, Poets & Painters, Paulo Mariano, José Mendes e Judas conquistaram os troféus para Portugal.


A campanha inclui funcionalidades interativas e recursos dentro da rede social, desenhados para promover o consumo de informações precisas e incentivar uma abordagem crítica na avaliação de conteúdos.


A Wise Pirates partilhou algumas das tendências para a peak season deste ano, fase de vendas na qual o digital tem cada vez mais impacto e que tem sido crítica para o crescimento do e-commerce.


Manuel Barata Simões foi secretário-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes entre 1998 e 2005. Tinha 83 anos.

A democracia, os media e as marcas
Rosália Amorim,
O diretor de marketing da Visa elege como grande desafio estar mais perto das novas gerações. Com 40 anos, João Seabra "preza muito" o tempo em família, adora viajar e é "muito sportinguista".


O crescimento é pelo digital, aponta o diretor de informação da CNN Portugal. O aniversário do canal foi o ponto de partida para a conversa com Nuno Santos, que traçou os objetivos para 2025.


O aniversário da CNN Portugal, lançada no dia 22 de novembro de 2021, serviu de mote para ouvir Nuno Santos sobre o canal e a TVI, mas também sobre o mercado dos media e os desafios do setor.


A Comissão de Trabalhadores da RTP defende que é preciso "garantir a manutenção do financiamento adequado", e um corte de publicidade tem que vir com "garantia escrita das compensações financeiras".


"Esta é uma medida que não tem qualquer implicação no OE do país, não está ainda tomada pelo Governo", disse Pedro Duarte, após o Parlamento aprovar proposta para travar corte da publicidade na RTP.


Contactado, o ministério remete comentários sobre a eficácia, ou não, da aprovação da proposta do BE para mais tarde. Na terça-feira é votada uma proposta no mesmo sentido do PS.


A marca pretende "potenciar a sensação de proximidade e familiaridade que caracterizam esta época do ano", com uma campanha personalizada com mensagens específicas para o comércio local.


Apesar da miríade de críticas à mudança de identidade, a Jaguar mantém-se firme na sua escolha e reforça a ideia de que a mudança de imagem assenta numa alteração no "pensamento" da marca.


"A edição de 2024 do Festival Super Bock Super Rock marca o encerramento de um ciclo memorável iniciado em 1995", confirma a marca, sem avançar detalhes sobre o futuro do festival.


Governo inclui jogos dos clubes portugueses nas competições europeias entre a lista de acontecimentos que devem ser classificados de interesse generalizado do público.


O regulador da concorrência autorizou a compra da dona da Meo Arena pela Live Nation, mas sujeitou a transação a compromissos, incluindo a "redução imediata dos preços de acesso".


O acordo visa reforçar a capacidade das duas empresas na criação e entrega de valor nas áreas da comunicação e public affairs, tendo por base uma intensa atividade de research e insight, avançam.


No acumulado do ano, o Continente mantém-se como o maior anunciante. Arena e VML lideram entre as agências de meios e criativas, respetivamente.

Web Summit, a pausa nas interações digitais
Rita Oliveira,
Acordo entre estação de televisão e clube de futebol do concelho de Guimarães é válido a partir da próxima época desportiva e por três anos. Inclui publicidade no estádio e patrocínio nas camisolas.


Assinada pela BBDO Portugal, a campanha "E o Bolo-Rei quem trouxe? Foi o Pingo Doce e a Versailles" está presente em televisão, rádio, redes sociais e lojas da marca.


Para simplificar um tema considerado complicado - a compra de casa - a marca optou pela criação de uma websérie de seis episódios, apostando no humorista Guilherme Duarte como protagonista.


Com conceito criativo da Dentsu, a h3 chama para a discussão alguns dos restaurantes mais icónicos de francesinha, colocando cartazes à porta destes estabelecimentos.
A agência liderada por Duarte Durão, Nuno Cardoso e Vasco Teixeira-Pinto ganhou os três lotes a concurso e abdicará do lote 1 para a VML, segunda classificada, apurou o +M. Contrato é de três anos.

Os outros têm um, então eu também quero
José Pedro Marques da Silva,


Apresentadora afirma que "foi a SIC que executou a sentença de 1ª instância, apesar de a mesma ainda estar pendente de recurso e, por isso, poder vir a ser revertida".


Os trabalhadores da dona da Visão vão agendar ações de protesto para sensibilizar a sociedade civil e o poder político. Querem ainda o pagamento dos salários em atraso. Luís Delgado já reagiu.


Pedro Duarte diz que os partidos são livres de assumirem as suas posições sobre o tema, mas que é "inaudito" que o façam em sede de Orçamento do Estado, uma vez que a medida não "mexe em nada" de OE.


A manutenção da publicidade na RTP está entre as 38 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 apresentadas esta sexta-feira.
Tiago Fleming esteve para seguir engenharia, começou a trabalhar em finanças, mas seguiu carreira no marketing. Além de diretor de marketing do Banco Carregosa é guarda-redes e, "para os amigos", DJ .


Assinada pela LLYC, a campanha visa incentivar os homens a terem a "coragem de cuidar de si mesmos". A produção é da StepUpp e o planeamento de meios da Initiative.


Luís Osório, João Tordo ou Luís Filipe Borges são algumas das figuras públicas que participam, partilhando o que consideram ser um dos mais importantes acontecimentos da história.


A colaboração entre a APAN e APAP leva os Prémios Eficácia - agora Prémios Effie Portugal - ao cenário internacional, com Portugal a juntar-se à rede global Effie Worldwide, que abrange 125 países.
Bernardo Rodo, managing director da OMD, antecipa as tendências, desafios e oportunidades para 2025, ano no qual o grande tema será a inteligência artificial.

Avaliar reflete a realidade ou é o reflexo do avaliador?
Marlene Gaspar,
A campanha d'O Escritório e Initiative para o Super Bock Group é o Grande Prémio do Ano. VML e Arena Media ganham os troféus Agência do Ano.


"O investimento traduz-se no compromisso estratégico de continuar a construir uma marca que apoia as pessoas", resume Martta Oliveira, diretora de inovação e criação de valor da Cofidis.


Assinada pela Fuel, a campanha é composta por duas histórias interligadas, com o segundo tema a ser lançado a 18 de novembro. A produção é da More Maria e o planeamento de meios da Arena Media.


À boleia de um novo conceito criativo, a CA Vida lançou um site e app. Este ecossistema digital pretende "tornar a CA Vida mais ligada, mais humana e mais próxima" dos seus clientes.


O patrocínio da Galp à Federação Portuguesa de Futebol faz agora 25 anos, Menos Ais, Vuvuzelas, 11 por todos e todos por 11 ou Deixa Tudo em Campo são algumas das campanhas que ficaram na memória.
Diminuir a dependência face às Big Tech e equilibrar objetivos de sustentabilidade com os investimentos em IA são alguns dos conselhos da WARC para os marketeers no próximo ano.


Jornal espanhol segue os passos do britânico The Guardian e sai igualmente da rede social X, que diz estar “convertida numa caixa de ressonância de teorias da conspiração e desinformação”.


O pico de desativações, superior a 280 mil, foi registado a nível global a 6 de novembro, um dia a seguir às eleições. Só no nos EUA abandonaram a rede cerca de 115 mil pessoas.


A decisão vinha a ser considerada tendo em conta o "conteúdo perturbador que é frequentemente promovido ou encontrado na plataforma".

Hoje há castanhas…
João Santos,


A dona da Visão e da Exame aceita estar insolvente e vai pedir a convocação de uma Assembleia de Credores para apresentação e fundamentação de um Plano de Recuperação da empresa.


"O Estado não está disponível para regatear ou negociar, é um valor que foi encontrado e daí não sairemos", afirmou o ministro dos Assuntos Parlamentares.


É uma surpresa porque a RTP "precisa de paz social e o conselho devia ser moderação e árbitro", disse Pedro Duarte, que espera que os "profissionais da RTP continuem imunes a partidarização".

“PortuguesMente” falando
Bernardo Cunha,
Magalhães Crespo foi responsável pelo grupo Renascença durante 30 anos. Em 2005, ano em que se reformou, foi nomeado presidente emérito. Morreu esta madrugada aos 94 anos.

Responsabilidade social: comunicar ou não?
Elgar Rosa,


Há quatro anos à frente da direção de operações da Luvin, Magda Santos foi responsável pelo seu rebranding e pelo recente lançamento da Public. Acumula agora a direção-geral das duas agências.


Arons de Carvalho integra o Conselho Geral Independente da RTP desde 2020 e foi nomeado pelo Governo de António Costa. A nomeação da administração da RTP é das principais funções do CGI.


A Ikea dá seguimento à sua estratégia de chamar à atenção para a importância de uma boa noite de descanso com uma nova campanha. Mónica Sousa, country marketing manager da Ikea, explica a ideia.


"Os ouvintes é que decidem em quanto tempo, mas o objetivo é alcançar a liderança o mais depressa possível", aponta o diretor-geral de informação.
Há mais de quatro anos diretora de marketing da Staples, marca que usa o humor e a música para alcançar targets mais jovens, Sandra Loureiro gosta de fazer caminhadas em Arruda dos Vinhos, onde vive.

Cumprir a promessa das marcas
Pedro Pimentel,
Fora de Série segue o posicionamento original, mas agora em "versão 2.0". Luxo, estilo de vida, viagens, moda, relógios e automóveis são alguns dos temas. Rita Ibérico Nogueira é a diretora executiva.


Empresa liderada por Francisco Pedro Balsemão quer antecipar reembolso para estar alinhado com o seu ciclo de tesouraria. Paga prémio de 40 cêntimos, que corresponde a juros que correriam até final.


Com esta parceria, o Santander e a Federação assumem o compromisso de desenvolver "ações conjuntas de apoio às seleções". Vão também promover "várias iniciativas de responsabilidade social".


A Federação Europeia de Jornalistas vincou ainda que a UE deve considerar os gigantes tecnológicos e os criadores de IA generativa como "potenciais intervenientes de alto risco" para a democracia.


A NOS lança a “Pata à Porta”, uma app que usa 5G e realidade aumentada para facilitar o processo de adoção de animais e promover a empatia à distância.
A ideia foi defendida no debate O desafio de comunicar sustentabilidade, no Estúdio ECO, com Judite Mota (CCO da VML), Marlene Gaspar (diretora da LLYC) e Susana Carvalho (partner da Earth Watchers).


As duas candidaturas investiram 2,29 mil milhões de dólares nos últimos 105 dias de corrida presidencial. Desses, 1,37 mil milhões foram dos democratas e 913,9 milhões dos republicanos.


Miguel Salema Garção chega à Verlingue após ter integrado durante dois anos a comissão executiva do Grupo Your. O objetivo agora é "reforçar a capacidade comercial e respetiva carteira" da corretora.


O manifesto, que assinala os 40 anos do IPAM, elege "o equilíbrio entre tecnologia e experiência do cliente" como "o grande desafio do marketing moderno".


Segundo a diretora da Savvy, vai ser feita uma aposta numa "comunicação alinhada com as tendências das redes sociais, para fortalecer a imagem de proximidade e confiança" do OLX.

Let’s MEGA
Vitor Cunha,
61% dos credores, inclusive o Estado, votaram contra. Luís Delgado terá até ao início da próxima semana para dizer se aceita a insolvência ou avança para tentativa de insolvência com restruturação.

God bless America
Vitor Cunha,
A Recheio SGPS, liderada por Pedro Soares dos Santos, fica com uma participação de 4,99%. Luís Amaral, o principal acionista, desce dos 55% para os 49,95% e Carlos Moreira da Silva sobe para 5%.

O envelhecimento e a menopausa precisam de um rebranding
Marta Castro,
Francisco Teixeira assumiu em setembro a liderança do grupo WPP, função desempenhada há 20 anos por Manuel Maltez. Na primeira entrevista, aponta as oportunidades e desafios de um setor em mudança.