Opiniões

José Bourbon-Ribeiro

O X da questão

O absurdo desta situação é evidente: os responsáveis políticos europeus não apenas ignoram a realidade em que o X se transformou, como a legitimam.

Rosália Amorim

Marcas. O que Portugal pode aprender com a Alemanha?

Se perguntarmos a um estrangeiro ‘que marca portuguesa conhece’, a resposta é, invariavelmente, Cristiano Ronaldo. É excelente, mas é pouco. Qual é a nossa BMW, a nossa Allianz ou a nossa Siemens?

Miguel Reis

Hoje é o dia. Bora fazer acontecer?

Que tal admitir que não sabemos tudo e que o processo criativo é feito de tentativa e erro? Que é no erro que se cresce? Vamos continuar a jogar pelo seguro ou vamos fazer algo que fique na história?

Ana Pedro

Vamos evitar a próxima crise de marca?

Desenganem-se os que consideram que a comunicação de crise surge do nada. Costuma-se dizer que a “melhor crise” é aquela que acaba como história interna sobre o que poderia ter sido.

Joana Garoupa

No escurinho do cinema

Será uma comparação Trump-Hitler correta? Sabemos que têm algumas parecenças e também muitas diferenças, mas indiscutivelmente ambos abordaram o tema da comunicação como poucos.

Duarte Vilaça

A (outra) lição de Amorim

Rúben saiu e com ele o 3-5-2. Mas os ensinamentos de comunicação deveriam ter feito escola. Porque esses, quando bem feitos, não dependem de um homem só. Dependem da gestão da marca.

Marcelo Lourenço

Somos todos invejosos

"Todos os sentimentos humanos são válidos. Menos a inveja, que é uma total perda de tempo.” O que é um belo pensamento para começar o ano, e se possível, perdemos todos menos tempo em 2025.

Daniel Sá

O império das marcas desportivas não vai parar

No futuro vai ser possível fazer um crédito à habitação com o Benfica, comprar seguros do FC Porto, passar férias no hotel do Sporting CP, comer cereais do Liverpool, conduzir um automóvel do Bayern.

Marlene Gaspar

Liderar a comunicar ou comunicar a liderar?

Estamos numa época perigosa: de um lado, líderes que utilizam excessivamente a comunicação como ferramenta de poder; do outro, líderes que a evitam como se fosse um fardo.

João Santos

Marcas MAGA e Marcas WOKE?!?

Será que faz sentido a uma marca que advogava os princípios da igualdade de oportunidades, ficar em silêncio a partir de agora? Onde estão os valores? E a consistência?

António Fuzeta da Ponte

Tenho um pressentimento

Com o covid enterrado há 3 anos a mesmice instalou-se. Num ano tudo muda, depois #tudo vai ficar bem, depois viemos para a rua em euforia. E depois... o mar calmo. Apostem, tenho um pressentimento.

Vitor Cunha

Cenas de uma novela espúria

O Almirante é como um OVNI, mas não voa. Já a cáfila que começa a juntar-se à sua volta aspira a voos altos e assusta. É preciso perceber para onde a cáfila pretende levar o homem.