+M

Renascença é a marca com mais downloads de podcasts

Já são conhecidos os primeiros resultados do ranking mensal de podcasts lançado pela Marktest. Só os primeiros 10 podcasts do ranking somaram mais de 6,6 milhões de downloads no mês de janeiro.

José Bourbon-Ribeiro

O X da questão

O absurdo desta situação é evidente: os responsáveis políticos europeus não apenas ignoram a realidade em que o X se transformou, como a legitimam.

Plataformas de IA resumem notícias de foram imprecisa

Além de conterem imprecisões factuais,  ChatGPT, Copilot, Gemini e Perplexity apresentaram dificuldade em "diferenciar entre opinião e factos", deixando muitas vezes de incluir "contexto essencial".

Sagres lança passatempo “Re:Lata” para levar adeptos à Luz

Com a iniciativa, que conta também com uma parceria com António Raminhos, a Sagres quer reforçar a sua ligação ao futebol e consolidar o seu compromisso com a criação de experiências diferenciadas.

As tendências da publicidade digital em 2025

A IA, a preocupação dos consumidores com o bem-estar e a sua fadiga perante os algoritmos são alguns dos desafios na publicidade digital a que as marcas devem procurar responder este ano.

Hub Media e Besides the Obvious comunicam 60 Anos da Xerox

A parceria é uma "oportunidade de unir experiência e criatividade para criar campanhas memoráveis e de impacto, com uma comunicação autêntica e alinhada com os valores e visão da Xerox", apontam.

Ricardo Torres Assunção no júri final dos Effie Awards USA

Ricardo Assunção Torres, em representação da APAN, junta-se assim a João Ribeiro, em representação da APAP, para a votação dos casos que chegaram a shortlist.

Plano Nacional de Literacia Mediática recebe 16 propostas

Entre as 16 propostas apresentadas estão o reforço da formação inicial e contínua de professores e educadores em literacia mediática, referindo sendo fundamental envolver os jornalistas no plano.

Austrália multa Telegram em 580 mil euros

A multa resulta de um atraso de cinco meses do Telegram em explicar que esforços estava a desenvolver contra a publicação de material ligado a abuso infantil e violência extremista.

Rosália Amorim

Marcas. O que Portugal pode aprender com a Alemanha?

Se perguntarmos a um estrangeiro ‘que marca portuguesa conhece’, a resposta é, invariavelmente, Cristiano Ronaldo. É excelente, mas é pouco. Qual é a nossa BMW, a nossa Allianz ou a nossa Siemens?

Marco Andrade, do Grupo Montalva, na primeira pessoa

Diretor de marketing do Grupo Montalva, Marco Andrade entende que as suas marcas "convivem bem". Gosta de surf, viagens e desporto e, se não fosse o marketing, seria treinador.

André Ventura lidera exposição na TV generalista em janeiro

O líder do Chega destronou o Presidente da República, que caiu para a terceira posição. Pedro Nuno Santos é segundo enquanto Luís Montenegro surge em quarto lugar no ranking.

WisePirates aposta na inovação com criação de advisory board

A contratação de Ana Bicho para innovation lead e a criação de um advisory board composto por Frederico Costa e Rui Pinto são as apostas da WisePirates para reforçar a aposta da agência em inovação.

DGC aumenta fiscalização a mensagens publicitárias em 117%

Em 2024 foram instaurados 120 processos de contraordenação, 48% dos quais relacionados com infrações no âmbito do Código da Publicidade e 23% com o regime das práticas comerciais desleais.

Diferentes gerações assinalam 65 anos de Voleibol Feminino

O conceito criativo é assinado pela Tux&Gill, com produção da Trix e direção de Daniel Gordon, e a agência de meios é a Media Duyes. A campanha, junta as "Marias" às atuais atletas.

Televendas lideram publicidade em janeiro

Segundo maior anunciante em janeiro foi novamente o Modelo Continente com a Procter & Gamble a segurar a terceira posição. Nas agências de meios a liderança é da Dentsu Media e nas criativas da Fuel.

“Falo por experiência própria, acho que às vezes nós nos apequenamos”

Hugo Veiga, o publicitário português mais premiado de sempre, regressou ao país para conectar talentos e marcas locais com a rede global AKQA, que lidera criativamente. Em entrevista, explica como.

Inspiring Girls promove igualdade de género em campanha

Com a campanha, a Inspiring Girls vai vender t-shirts exclusivas tanto para mulheres como homens. O montante das vendas será utilizado, em exclusivo, no financiamento de atividades da organização.

Worten assinala novo lançamento com “Worten Comedy Battles”

A iniciativa é dinamizada pelos humoristas do podcast "Cubinho" e vai colocar a inteligência humana a "batalhar" com a inteligência artificial.

Desinformação maior em chatbots russos, chineses e espanhóis

Os resultados indicam que os chatbots de IA são sistematicamente mais fracos a fornecer informações precisas em línguas onde os ecossistemas de verificação de factos são menos robustos.

Mais de 40% dos portugueses ouvem rádio através da internet

Embora vários indicadores da escuta de rádio tenham crescido, foi a questão "escutou rádio na internet na véspera" aquele que apresentou o maior crescimento, triplicando os valores de há 10 anos.

Ana Pedro

Vamos evitar a próxima crise de marca?

Desenganem-se os que consideram que a comunicação de crise surge do nada. Costuma-se dizer que a “melhor crise” é aquela que acaba como história interna sobre o que poderia ter sido.

Contrato de concessão da RTP será assinado “no curto prazo”

O ministro disse que tem trabalhado conjuntamente e "intensamente" com a administração da RTP e explicou que o contrato ainda não está assinado porque há pareceres que estão a ser realizados.

As tendências do TikTok para este ano, segundo o próprio

Foco na autenticidade, com recurso a mais criadores de conteúdo, a integração dos valores dos utilizadores ou o uso de novas ferramentas criativas baseadas em IA, são alguns conselhos do TikTok.

Concurso para distribuição publicações no país a ser ulimado

Uma das medidas do plano de Ação para os Media, apresentado pelo Governo em outubro, é a garantia de distribuição de publicações periódicas em todos os concelhos do país.

João Ribeiro é jurado na final dos Effie Awards nos EUA

Os Effie Awards, que reconhecem as pessoas, marcas e agências com o marketing "mais eficaz do mundo", entram na ronda final entre 4 e 6 de março, com a votação dos casos que chegaram a shortlist.