Negócios +M

Renascença é a marca com mais downloads de podcasts

Já são conhecidos os primeiros resultados do ranking mensal de podcasts lançado pela Marktest. Só os primeiros 10 podcasts do ranking somaram mais de 6,6 milhões de downloads no mês de janeiro.

Plataformas de IA resumem notícias de foram imprecisa

Além de conterem imprecisões factuais,  ChatGPT, Copilot, Gemini e Perplexity apresentaram dificuldade em "diferenciar entre opinião e factos", deixando muitas vezes de incluir "contexto essencial".

As tendências da publicidade digital em 2025

A IA, a preocupação dos consumidores com o bem-estar e a sua fadiga perante os algoritmos são alguns dos desafios na publicidade digital a que as marcas devem procurar responder este ano.

Hub Media e Besides the Obvious comunicam 60 Anos da Xerox

A parceria é uma "oportunidade de unir experiência e criatividade para criar campanhas memoráveis e de impacto, com uma comunicação autêntica e alinhada com os valores e visão da Xerox", apontam.

Austrália multa Telegram em 580 mil euros

A multa resulta de um atraso de cinco meses do Telegram em explicar que esforços estava a desenvolver contra a publicação de material ligado a abuso infantil e violência extremista.

WisePirates aposta na inovação com criação de advisory board

A contratação de Ana Bicho para innovation lead e a criação de um advisory board composto por Frederico Costa e Rui Pinto são as apostas da WisePirates para reforçar a aposta da agência em inovação.

DGC aumenta fiscalização a mensagens publicitárias em 117%

Em 2024 foram instaurados 120 processos de contraordenação, 48% dos quais relacionados com infrações no âmbito do Código da Publicidade e 23% com o regime das práticas comerciais desleais.

Televendas lideram publicidade em janeiro

Segundo maior anunciante em janeiro foi novamente o Modelo Continente com a Procter & Gamble a segurar a terceira posição. Nas agências de meios a liderança é da Dentsu Media e nas criativas da Fuel.

Desinformação maior em chatbots russos, chineses e espanhóis

Os resultados indicam que os chatbots de IA são sistematicamente mais fracos a fornecer informações precisas em línguas onde os ecossistemas de verificação de factos são menos robustos.

Mais de 40% dos portugueses ouvem rádio através da internet

Embora vários indicadores da escuta de rádio tenham crescido, foi a questão "escutou rádio na internet na véspera" aquele que apresentou o maior crescimento, triplicando os valores de há 10 anos.

Contrato de concessão da RTP será assinado “no curto prazo”

O ministro disse que tem trabalhado conjuntamente e "intensamente" com a administração da RTP e explicou que o contrato ainda não está assinado porque há pareceres que estão a ser realizados.

Concurso para distribuição publicações no país a ser ulimado

Uma das medidas do plano de Ação para os Media, apresentado pelo Governo em outubro, é a garantia de distribuição de publicações periódicas em todos os concelhos do país.

Vasp tem “papel essencial” na difusão da informação

Numa altura em que a imprensa vive "dificuldades enormes", Marco Galinha lembrou ainda que "o digital é muito importante, mas a monitorização hoje da imprensa escrita é fundamental".

Keep it Real assume comunicação digital da Arcádia

A agência fica encarregue da criatividade, estratégia e gestão das redes sociais da marca chocolateira que pretende "manter-se atual e criar, manter e estreitar a sua ligação com os consumidores".

Instagram testa funcionalidade de “não gosto”

O diretor da plataforma sublinhou que ninguém irá saber quem carregou no botão de "não gosto". Objetivo passa por "ajudar a tornar os comentários mais amigáveis ​​no Instagram".

Relação hostil de Trump com os media não é novidade

Trump tem adotado medidas com impactos significativos para os media. Mas a má relação do Presidente norte-americano com o setor não é nova. Recorde algumas das posições do mandato anterior.

SIC estreou novo modelo publicitário no “Jornal da Noite” 

Os intervalos passam a ser reduzidos a um máximo de dois minutos, o que aumenta, defende a estação, o impacto das mensagens.

IPI pede a Trump regresso da Associated Press à Casa Branca

A proibição de aceder aos eventos da Casa Branca surgiu depois de a AP se ter recusado a adotar o nome "Golfo da América" e ter continuado a utilizar o termo "Golfo do México" no seu guia de estilo.

Dazn “acelera” com pacote dedicado aos desportos motorizados

A Dazn Motores está disponível a partir de 6,99 euros por mês. Os subscritores do plano Base ou Total, terão incluídas todas as competições motorizadas na sua subscrição.

Rock in Rio gerou impacto equivalente a 120 milhões de euros

Quatro dias de festival originaram um impacto de 120 milhões de euros na economia portuguesa, avança um estudo da Nova SBE para o Rock in Rio. Pontapé de saída para a edição de 2026 é dado esta terça.

Publicidade programática da Netflix chega à Europa

A publicidade programática da Netflix chega a um conjunto de países europeus - onde não se inclui Portugal - a 24 de fevereiro, com segmentações baseadas na localização, tipo de dispositivo e género.

Arábia Saudita investe mil milhões de dólares na Dazn

O investimento engloba a criação da Dazn Mena, uma joint-venture que visa "potenciar novas oportunidades de broadcasting para o setor desportivo da Arábia".

Uma década depois, Euronews volta aos lucros

O regresso aos lucros, com um EBITDA positivo após dez anos, acontece após uma “dolorosa e difícil reestruturação” de três anos, diz Pedro Vargas David, presidente do canal.

Cidade FM apresenta nova grelha e locutores

Combinando novos profissionais com outras vozes já conhecidas da estação, a Cidade FM apresenta uma nova programação "num momento de renovação e crescimento da marca".

Os desafios e benefícios da integração da IA no jornalismo

Perda de controlo editorial e produção de conteúdos de forma enviesada são os principais riscos apontados pelo Obercom, que vê na IA uma oportunidade de processar e análise um grande volume de dados.

Canais Dazn passam a ser auditados pela MediaMonitor

"Esta auditoria independente irá reforçar a confiança dos anunciantes e parceiros na Dazn como um destino premium para publicidade no segmento desportivo", aponta Sara Pastor, SVP ibérica.