Continente reforça liderança no investimento publicitário em novembro. Arena e Fuel lideram nas agências
No acumulado dos primeiros 11 meses do ano, o Continente mantém a posição de maior anunciante em Portugal. Arena e VML também permanecem líderes entre as agências de meios e criativas, respetivamente.
O Continente voltou a ser o maior anunciante do país em novembro, reforçando inclusive a sua posição de liderança em relação ao mês anterior. A insígnia do grupo Sonae investiu a preços de tabela — ou seja, sem os descontos negociados com os meios — cerca de 67 milhões de euros, mais 17,3 milhões em relação a outubro.
Deste bolo, a esmagadora maioria do investimento da marca que se mantém como maior anunciante do país desde setembro — 62,8 milhões — foi para televisão, com o restante a ser distribuído entre internet (2,17 milhões), rádio (1,69 milhões), imprensa (138 mil) e outdoor (103 mil). Os dados são do relatório mensal elaborado pela MediaMonitor.
A segunda marca que mais investiu em publicidade em mês de Black Friday foi outra do grupo Sonae, a Worten, que aplicou 47,8 milhões de euros. Na terceira posição surge o Lidl, com 37,09 milhões. O ranking dos 10 maiores anunciantes do país fica completo com a L’oreal, Ediclube, Unilever, Altice, Nestlé, Procter & Gamble, e McDonald’s.
Entre as agências de meios, a Arena assegurou o primeiro lugar que já tinha conquistado no mês passado à Dentsu Media, que volta a ocupar a segunda posição, seguida pela OMD. Seguem-se no top 10 a Wavemaker, a Initiative, a Zenith, a Mindshare, a Havas Media, a Starcom e a PHD.
Nas agências criativas, a Fuel destronou a VML, que caiu assim para a segunda posição, e em terceiro surge a Publicis. Nas 10 primeiras posições segue-se a Havas, a Dentsu Creative, O Escritório, a BBDO, a McCann, a Bar Ogilvy e a Caetsu.
Fazendo uma análise ao acumulado dos primeiros 11 meses do ano, o Continente mantém a posição de maior anunciante em Portugal. Segue-se a Unilever Fima e Ediclube. Nas agências de meios mantêm-se na liderança a Arena, a Dentsu Media e a OMD.
Nas criativas, VML e Fuel mantêm as duas primeiras posições no acumulado entre janeiro e novembro, entrando para o pódio a Publicis, que destronou a Havas, agência que caiu assim para o quarto lugar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.