
Natal: o palco global das grandes marcas e de uma equipa
As grandes campanhas começam dentro de “casa”, com equipas que acreditam e vibram com o sucesso da organização. A todos os líderes, digo: é tempo de fazer do Natal um verdadeiro ativo estratégico.
O Natal é um momento simbólico que transcende as tradições festivas, carregando consigo um profundo significado de união e partilha, representado pela chegada de Jesus.
É o auge das grandes campanhas de comunicação e, para as marcas, o momento mais aguardado. A altura em que as emoções disparam, as mensagens impactam e os picos de vendas atingem o seu exponencial máximo.
Pergunto: se o Natal é a ocasião em que o mercado se supera, porque é que tantas empresas ignoram o seu poder como ferramenta de reforço da cultura corporativa? Quem perde esta oportunidade, perde um momento crítico de liderança.
Nas famílias, esta é, muitas vezes, a ocasião em que as distâncias são encurtadas, onde o afastamento cede lugar à convivência e à celebração do que se tem em comum. Esta reflexão pode também ser transposta para o mundo corporativo, pois há uma oportunidade única de reforçar laços.
Fora ou dentro das empresas, o Natal é a maior plataforma de inspiração. Não é por acaso que as maiores campanhas do ano ganham vida nesta altura. Do icónico Pai Natal da Coca-Cola às narrativas emocionantes das principais marcas de telecomunicações, todos estão conscientes de que é a altura em que as emoções tocam o consumidor como nunca. É, também, o momento em que as empresas têm de inspirar, de criar histórias impactantes e de reforçar o valor que as suas equipas representam.
Este é o momento para reconhecer conquistas, humanizar e, acima de tudo, inspirar cada colaborador com uma visão clara e motivadora do futuro. Se a comunicação externa investe em emocionar o cliente, a comunicação interna tem de ter o mesmo poder de emocionar e motivar as equipas. Qualquer líder que subestime tal ideia está a perder resultados.
O sucesso de uma empresa começa, portanto, dentro de portas, e o Natal é o palco ideal para reforçar que cada colaborador é protagonista. Os dados são claros, desde a Universidade da Califórnia a Oxford, porque nos dizem que equipas felizes são mais produtivas. Então, por que não usar esta época para comunicar mais e melhor?
Apostem em histórias inspiradoras sobre os colaboradores. Apostem em mensagens autênticas e em campanhas de inclusão que valorizem as equipas. Porque, no fundo, a comunicação interna deve ter a mesma força, criatividade e emoção que aplicamos às campanhas externas.
Tal como as Pessoas, as Organizações começam pelo interior. Empresas que lideram sabem que os colaboradores querem ser ouvidos, valorizados e inspirados. Quando uma equipa sente que é parte fulcral, o compromisso e o alinhamento com os objetivos estratégicos são substancialmente reforçados.
Um vídeo bem pensado, uma história autêntica, uma mensagem personalizada, todos esses pequenos gestos criam uma coesão inquebrável. As interações informais promovem a remoção de barreiras institucionais ao incentivar uma comunicação mais acessível e uma maior proximidade entre os membros de uma equipa. Fomentando uma atmosfera de colaboração e empatia, contribuímos para o fortalecimento da coesão interna.
O Natal é o maior palco para as grandes marcas, o momento de comunicar, inspirar e liderar, mas também pode ser o maior palco para a liderança interna. Dado o tempo e esforço que os colaboradores dedicam ao trabalho, é imperativo reconhecer a importância de momentos como estes.
As grandes campanhas começam dentro de “casa”, com equipas que acreditam e vibram com o sucesso da organização. A todos os líderes, digo: é tempo de fazer do Natal um verdadeiro ativo estratégico. Criem impacto, liderem com emoção e garantam que, em cada campanha, seja externa ou interna, as vossas equipas sentem que estão exatamente onde devem estar.
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