
Mercedes-Benz E 300: Cinderela com botas de combate
Luxo e versatilidade unem-se para desafiar os limites entre conforto e aventura. Dos trilhos sinuosos fora de estrada ao asfalto citadino, esta carrinha híbrida plug-in prova que elegância e robustez.
- Este artigo integra a 11.ª edição do ECO magazine, que pode comprar aqui.
Quem disse que as carrinhas de luxo não sabem dançar? Pelos sinuosos e desafiantes trilhos fora de estrada do Guincho, com o imponente Forte das Velas a observar e o Atlântico a rugir, colocamos à prova o Mercedes-Benz E 300 4Matic All-Terrain.
Esta elegante dançarina sobre rodas mostrou-nos que não tem medo de sujar as sapatilhas de cristal em terrenos mais acidentados. Num bailado que misturou asfalto e terra batida, esta versão da icónica Classe E provou que tem muito mais para oferecer do que apenas um porte aristocrático. Com mais de 16 milhões de unidades vendidas desde 1946, a linhagem do Classe E ganhou um novo passo de dança em 2017 com a introdução da variante All-Terrain.
Sob o capô está um motor diesel de 1993 centímetros cúbicos que desenvolve 145 kW (197 cv) de potência. Este propulsor é complementado por um motor elétrico de 95 kW (129 cv) com uma capacidade de autonomia até perto dos 100 quilómetros, resultando numa combinação híbrida plug-in que oferece performance e eficiência energética, contando com um consumo combinado ponderado de apenas 0,7 l/100 km e emissões de CO2 de 18 g/km.
A potência é transmitida às quatro rodas através de uma caixa automática de nove velocidades, proporcionando uma condução suave e responsiva. Com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,9 segundos e uma velocidade máxima de 213 km/h, o E 300 4Matic All-Terrain não deixa a desejar em termos de desempenho.
O sistema 4Matic, a suspensão pneumática Airmatic de série e a distância ao solo 46 milímetros superior à da versão “Station” convencional garantem uma excelente capacidade fora de estrada. Durante o ensaio por trilhos de terra batida, a carrinha todo-o-terreno demonstrou uma notável aptidão para lidar com terrenos irregulares, mantendo sempre o conforto dos ocupantes e sem dificuldade em ultrapassar os buracos mais fundos.
O interior do E 300 4Matic All-Terrain é, sem surpresas, um exemplo de luxo e tecnologia. O Mbux Superscreen, com o seu impressionante display central, oferece uma experiência de utilizador intuitiva e moderna. Os estofos em pele ARTICO e os acabamentos em piano lacado preto conferem um toque de elegância ao habitáculo exigido por quem procura a marca germânica.
Com um preço de 94.650 euros, o E 300 4Matic All-Terrain testado não é um veículo para todos os bolsos — apesar de o preço de entrada deste modelo ser de 67 mil euros. Além disso, o motor elétrico ‘come’ cerca de 25% da área da bagageira com os bancos subidos, passando de uma capacidade de carga de 615 litros nos modelos a combustão da Classe E Station para 460 litros nas variantes híbridas plug-in.
Os vários quilómetros feitos em terra batida e em estrada mostram que esta carrinha é quase um canivete suíço do mundo automóvel por não ser apenas uma alternativa aos SUV, como também é um mestre de cerimónias que orquestra uma sinfonia perfeita entre luxo, praticidade e robustez. É como se a Cinderela tivesse decidido trocar o seu sapatinho de cristal por umas botas de caminhada, mas sem perder o charme do baile real.
Esta Mercedes provou que pode dançar valsa nos salões mais requintados e, no minuto seguinte, fazer uma coreografia de hip-hop na lama, tudo isso sem desalinhar um único cabelo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.